quinta-feira, 19 de março de 2009

Teoria Yin e Yang


Teoria do Yin Yang, um principio Taoísta

Esta teoria considera o mundo como um todo, e esse todo é resultado da unidade transitória dos dois princípios o Yin e o Yang.
“Para os chineses antigos; há um Yin, há um Yang, que se chama “Dao”, quer dizer o céu e a terra. Não pode haver yin sem Yang, nem Yang sem Yin. Tudo é constituído pelo movimento e a transformação dos dois aspectos Yin Yang. Tudo que se refere à ação, movimento, exterior, ascendente, quente, luminoso, funcional, claro, calor, atividade, corresponde a uma ação Yang. Tudo que está em repouso, tranqüilo, interior, descendente, frio, sombrio, natural, corresponde a uma ação Yin (AUTEROCHE, 1992).
O Yin–Yang surgiu da observação da natureza, onde se verificando que tudo o que nela existia era composto por dois aspectos específicos e essenciais, que se complementam e que mantém entre si um equilíbrio dinâmico.
O Yin e o Yang são os princípios essenciais à existência de tudo o que existe no Universo. O Yang somente pode existir na presença do Yin, e vice-versa. Esta dualidade que determina a origem de tudo na natureza, incluindo a vida.
O fato de pertencer ao Yin ou ao Yang não é absoluto, mais relativo. A oposição cria um equilíbrio dinâmico e origina o desenvolvimento e a transformação dos objetos (YAMAMURA, 2008).
Para os chineses o dualismo é uma constante no Universo, são forças contrarias e complementares. Nada é totalmente Yin ou totalmente Yang. Nei Chimg cita “no yin existe Yang, no Yang existe Yin”. Esta relação é encontrada na esfera preta e branca do Tai Chi. São forças vitais ombreadas, uma não nega a outra (AGOSTINHO, 2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário