quinta-feira, 19 de março de 2009

Acupuntura contra envelhecimento facial




ENVELHECIMENTO FACIAL
A idade é um dos fatores contribuintes do envelhecimento, mas não é determinante. Qualquer ser vivo sofre desgaste e regeneração. Quando o desgaste for maior, ocorre o envelhecimento. O desgaste repercute no aparelho circulatório, neurovegetativo e hormonal. O mau funcionamento desses aparelhos aumenta ainda mais o desgaste do organismo e isso acaba num círculo vicioso.
A pele é um tecido de elevado poder regenerativo. Está submetida a agressões internas e externas. As agressões internas decorrem do desgaste e mau funcionamento de diversos aparelhos, respiração deficiente, condicionamento físico inadequado, e os mais importantes: stress emocional e alimentação errada. Um desvio alimentar para açúcar branco, sal refinado, arroz branco, trigo refinado, condimentos, produtos químicos e mastigaçào deficiente contribui para causar problemas digestivos e prejudicar todo o corpo. As agressões externas são de caráter mecânico, climático e químico. Os fatores mais importantes são: sol, vento, poluição atmosférica e o fumo. A pele envelhece mostrando desidratação, discromia e flacidez.
No corpo, a pele está separada do músculo. Na face, com exceção das pálpebras, as fibras musculares terminam abaixo da derme. A pele e os músculos faciais formam uma unidade funcional. Por isso, a pele facial acompanha os estados de contração e relaxamento muscular, formando as expressões faciais. E podemos dizer inclusive o seguinte: os fatores agressivos à pele facial prejudicam o músculo e os fatores agressivos aos músculos faciais atingem a pele. No envelhecimento facial ocorrem as seguintes consequências: flacidez muscular, desidratação e discromia da pele, e finalmente as temíveis rugas.
No envelhecimento facial, os músculos faciais perdem o tônus e a pele se desidrata. Ocorre um círculo vicioso, a flacidez dos músculos faciais obriga a maiores contrações para realizar as expressões fisionômicas. O aumento da contração muscular causa mais fadiga, não compensada por um organismo desgastado, e isso diminui ainda mais o tônus muscular, gerando um círculo vicioso. A pele, dobrada constantemente pela contração muscular e pela flacidez, acaba tendo as fibras elásticas rompidas e surgem as rugas.
As rugas representam ruptura das fibras elásticas e não são recuperáveis. Uma vez formadas as rugas, nenhum método no mundo pode fazê-las desaparecerem. A cirurgia plástica consegue retirar somente as rugas das pálpebras. Nas outras áreas da face, a cirurgia apenas realiza o estiramento da pele e exérese da excedente, atenuando as rugas em maior ou menor grau, dependendo do estiramento da pele realizado pelo médico, à custa da deformação da face. Entretanto, a ruga em si, quero dizer, as fibras elásticas rotas, não são regeneradas. A cirurgia plástica facial, ao contrário da imaginação das candidatas, não é perfeita, deforma a simetria e a expressão facial.
A Acupuntura facial apresenta efeitos imediatos, a paciente sente bem-estar físico e mental, melhora a circulação da pele e as rugas se tornam mais suaves, sente-se até repuxamento ou formigamento da face. Após algumas sessões, notam-se atenuação das rugas, melhora do tônus muscular e aumenta o brilho e a suavidade da pele. Relatam-se também diminuição das rugas e das bolsas subpalpebrais, melhora das teleangiectasias, redução das manchas, caem menos cabelos, engordam menos e enxergam melhor. A paciente fica realmente mais animada.


Fonte: Dr. Wu Tou Kwang

Nenhum comentário:

Postar um comentário