quarta-feira, 25 de março de 2009

A MENOPAUSA NA VISÃO DA MEDICINA CHINESA

Conceitualmente Climatério não é uma enfermidade e sim uma passagem fisiológica que vive a mulher, da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva. Teoricamente não existe a necessidade de tratamento para a mulher, somente se impondo quando houver manifestação clínica importante.
As manifestações clínicas mais comumente encontradas são: cefaléia, astenia, letargia, irritabilidade, depressão, insônia, perda de concentração, fogachos, rubor facial, secura vaginal, sudorese, irregularidade menstrual (amenorréia, polimenorréia, menorragia, etc).Temos enfermidades associadas, e que na visão da MTC estão harmoniosamente integradas na fisiopatologia da Síndrome de Deficiência do Rim. Como por exemplo, na osteoporose, que segundo a MTC é de responsabilidade do Rim.
Segundo esta concepção, tanto as emoções, entendido como preocupação, ansiedade e medo; o excesso de trabalho, tanto mental como físico; gestações muito próximas e a atividade sexual excessiva levam ao esgotamento precoce da Essência do Rim.
O tratamento do Climatério pela MTC não se resume a acupuntura, e sim ao uso concomitante de substâncias de origem vegetal, mineral e animal. Na verdade o uso destas substâncias tem por objetivo suprir a deficiência observada (primariamente do Rim e secundariamente de outros órgãos).
Exames anuais importantes:
Para que a mulher possa viver uma vida saudável na menopausa, é indicado a realização de cinco exames principais:
· - papanicolau (para a prevenção do câncer de colo do útero)
· -densitometria óssea (para o diagnóstico e tratamento da osteoporose)
· - mamografia (para a prevenção do câncer de mama)
· - ultrassom
· -glicemia, colesterol e triglicérides (para a prevenção de doenças cardíacas e diabetes, mais freqüentes nesta fase da vida)
O tratamento da menopausa deve englobar uma mudança alimentar, com a utilização de alimentos mais saudáveis e ricos em soja, evitando gorduras, doces e refrigerantes. De modo geral, quanto mais colorido o seu prato, mais saudável ele é.
Outra parte do tratamento é o início de uma atividade física, principalmente para a prevenção de doenças cardíacas e da osteoporose, mas também para uma melhora do bem estar geral. Na atividade física, o corpo humano libera beta endorfinas que são as responsáveis pela sensação de bem estar. O ideal é uma caminhada de 30 minutos diários ou atividades em piscina, como a hidroginástica e a natação.
Podemos utilizar também a fitoterapia (medicações a base de ervas) e a acupuntura para o alívio dos principais sintomas da síndrome do climatério. A acupuntura é particularmente muito eficaz no tratamento de fogachos, insônia e irritabilidade.
Para aquelas mulheres que não respondem ao tratamento inicial com as opções acima citadas está indicado a terapia hormonal (TH). A TH deve ser sempre individualizada e é necessário pesar os riscos e benefícios do seu uso com o seu ginecologista. Existem várias medicações no mercado brasileiro, com doses altas ou baixas, hormônios sintéticos ou naturais e para mulheres com ou sem o útero. O tratamento fitoterápico ou não hormonal, com o uso da acupuntura e da medicina chinesa é uma boa alternativa para mulheres que apresentam contra indicação de terapia hormonal e para aquelas que podem fazer uma terapia em conjunto com a tradicional terapia hormonal; sendo que a acupuntura controla a energia do corpo.

Lúcia Helena M Z Alvares

Nenhum comentário:

Postar um comentário