sexta-feira, 20 de março de 2009

FITOACUPUNTURA


FITOACUPUNTURA




A FITOESTIMULAÇÃO é uma técnica inovadora que associa a acupuntura com a fitoterapia, com a finalidade de estimular determinados pontos de acupuntura com sementes medicinais. O equilíbrio do paciente se dá por meio das sementes; sua energia vital é transferida diretamente para o ponto de acupuntura atuando no equilíbrio de todo o meridiano.

O efeito das sementes está diretamente relacionado com a perfeita escolha, localização dos pontos e com a qualidade das sementes. Se for utilizar um ponto para equilibrar o meridiano do rim, a semente deve ser adequada para o meridiano a ser equilibrado e assim cada meridiano possui a sua indicação de semente diferente.

A semente é colocada exatamente no ponto de acupuntura e fortemente fixada (patch fitoterápico), assim a semente estimula o ponto e libera a sua energia e seus princípios ativos através da pele. As sementes permanecem por cerca de 7 dias e depois são trocadas.

Os resultados começam a aparecer no primeiro dia ou no máximo no terceiro dia.

O patch fitoterápico pode ser utilizado em pontos locais, pontos do meridiano, pontos gatilhos, pontos auriculares, pontos de equilíbrio ou em cinco elementos. Pode ser utilizado em crianças, idosos, gestantes e com a vantagem de não causar trauma, pois é sem agulhas.

Os efeitos colaterais praticamente não existem, em pacientes alérgicos, as sementes de plantas aromáticas podem causar uma leve reação local, o que facilita a absorção de princípios ativos pela pele.


LÚCIA HELENA M ZANI ALVARES
EMFERMEIRA – ACUPUNTURISTA

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber os tipos de sementes para cada meridiano e ou orgao. Onde encontro literatura sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber os tipos de sementes para cada meridiano e ou orgao. Onde encontro literatura sobre o assunto?

    ResponderExcluir