sexta-feira, 20 de março de 2009

Sídrome do Pânico

SÍNDROME DO PÂNICO

Segundo a MTC, a síndrome do pânico é causada devido a um esgotamento de "energia", que é a essência da energia do rim. Entre os cinco elementos, o Rim é o órgão que se relaciona com o medo e o pânico dentro dos padrões patológicos da Medicina Tradicional Chinesa.
Segundo a MTC, os cinco elementos da energia da natureza são representadas por Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Elas representam tudo o que existe no universo, ou seja, a interação entre o micro e o macrocosmo. Portanto, esses cinco elementos estão intrinsecamente ligados à nossa personalidade.
Por essa ótica, a MTC considera que o ambiente, influencia diretamente em nosso estado físico e emocional, bem como nossa personalidade.
Os cinco elementos estão relacionados aos órgãos e aos temperamentos. A energia do rim (elemento água) representa os sentidos de ação e reação e se relaciona com o medo e o pânico.
Basta observar que em momentos de medo extremo, pavor, pânico, é comum notar que muitas pessoas tendem a perder o controle urinário e urinam na roupa.
As causas do esgotamento do Jing (essência vital) são o excesso de esforço físico e mental, trabalhar demais, doenças crônicas, fatores traumáticos, devido a uma atividade física muito intensa, dieta e sono desregrados e até mesmo a perda de energia em conseqüência do parto.
O homem perde essa essência vital a cada ejaculação. A mulher perde muita dessa mesma essência a cada gravidez.
Num processo crônico perde-se muito Xue que é a contra-parte etérea do nosso sangue, que é o esgotamento da energia perdida no parto conforme citado anteriormente.
Essa energia se encontra em neurotransmissores e neuropeptídios como a serotonina. Isso também pode ser ocasionado por fatores traumáticos causados por doenças graves.
O mecanismo da harmonia da energia Ch'i (energia vital) e do Xue fortalecem o Jing e a energia do rim assim se consolida.
Daí, o esvaziamento da energia do rim é fruto do esgotamento das energias Ch'i e Xue.
A Síndrome do Pânico é algo como um disjuntor que se desarmou. Como se ocorresse um "apagão" interno.
A acupuntura tem o papel de restabelecer "a ordem" dentro da desordem causada .
A acupuntura além de prevenir e combater a Síndrome do Pânico, consegue alinhar as energias dos meridianos consumidos pelos agentes causadores do problema e manter o paciente sem os incômodos sintomas que tanto atrapalham a vida dos portadores desse terrível problema do mundo moderno.

Lúcia Helena M Z Alvares

Nenhum comentário:

Postar um comentário