terça-feira, 24 de março de 2009


ANSIEDADE

Na medicina tradicional chinesa, a ansiedade está ligada aos sistemas do coração e do rim. Pode estar ligada à agitação, pânico, distúrbios da mente (shen). Outros sinais podem indicar quadros de ansiedade como: insônia, palpitação, hipertensão, dor no peito, palidez e extremidades frias. Pode vir associada com receio, apreensão, medo, sinais urinários e intestinais soltos.
A preocupação com o presente, com o futuro e a antecipação de problemas que nem chegam a acontecer, geram a ansiedade.A pessoa pode se perder no mundo do medo, dos pensamentos obsessivos.
Para a medicina tradicional chinesa, a ansiedade é uma manifestação do distúrbio do Espírito(shen). Os tipos de ansiedade são conforme a sua origem, podendo ser por situações de excesso, por deficiência ou estagnação da energia. As situações de excesso de yang podem levar à ansiedade e à confusão de pensamentos.
A estagnação de energia pode perturbar a livre circulação do Espírito.
A deficiência, ocorre com a diminuição da energia por falta de sono, de descanso, por excesso de trabalho, estresse, alimentação errada (alimentos gordurosos). A falta de energia (Qi), falta de yin e de sangue podem dar origem à ansiedade. Esses elementos citados são necessários para manter o Espírito estável.
A acupuntura corrige as falhas de energia, os acúmulos e as estagnações das mesmas, trazendo para o organismo um equilíbrio energético, controlando assim a ansiedade e seus efeitos maléficos no corpo e mente.

LÚCIA HELENA M Z ALVARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário