quinta-feira, 19 de março de 2009

Auriculopuntura/Auriculoterapia



A Auriculopuntura é um método terapêutico que estimula pontos, situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo para diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades através da inserção de agulhas ou outros instrumentos. Existem vários métodos para localização dos pontos presentes na orelha, o mais utilizado é o da compressão geralmente com o auxílio de um apalpador.

A Escola Chinesa divulga a existência de mais de 200 pontos na orelha externa (frente e dorso) e alguns tratamentos de acupuntura sistêmica (pressão alta, por exemplo) utiliza a orelha como parte do tratamento sistêmico para a disfunção.

Na visão ocidental, cada microssistema mantém estreita relação com os demais sistemas e regiões do corpo através de reflexos cerebrais, ligando-se pela rede do sistema nervoso e comandando suas funções. Sendo assim, quando determinado órgão ou sistema do corpo apresenta alguma disfunção, o estímulo da área ou ponto correspondente na região auricular irá transmitir esta informação aos núcleos cerebrais e provocará a ação de regeneração do cérebro sobre o organismo.
Para a medicina tradicional Chinesa, a comunicação entre as diversas regiões do corpo se dá pelo fluxo do Chi (pronuncia-se Qi - referencias em Acupuntura), através de canais e meridianos. Estes canais se comunicam e se reúnem em cada microssistema. Quando ocorre um desequilíbrio no fluxo normal do Chi, o corpo demonstra distúrbios em sua atividade funcional. O estímulo da zona auricular correspondente permitirá regularizar este fluxo e retomar o equilíbrio normal das funções corporais.

A Auriculoterapia/Auriculopuntura é um poderoso instrumento no tratamento e também ao diagnóstico de diversas doenças, já que é possível identificar-se um processo patológico através da maior ou menor reatividade ao toque em determinada zona auricular com excelentes resultados para o alivio de dores em geral, no emagrecimento e na insônia, restabelecendo o equilíbrio do organismo para a manutenção da saúde.
A auriculoterapia tem papel importante para a escolha do tratamento em fisioterapia, para quadros álgicos, bem como para diversas outras patologias. Esta técnica possibilita também a desintoxicação causadas por drogas, álcool e nicotina. Além da sua eficiência, a auriculopuntura é vantajosa por ser rápida, relativamente simples e sem efeitos colaterais.

Existem várias formas de estímulo ao pavilhão auricular, que podem ser escolhidas de acordo com a experiência do terapeuta ou de acordo com a resposta terapêutica do paciente:
Agulha sistêmica - Normalmente usada no corpo, pode ser também utilizada em aurículo. Seu único inconveniente é que o paciente deverá permanecer deitado e com as agulhas na orelha por um período de 20 a 30 minutos, e a cada 5 minutos deve-se estimular e aprofundar a agulha, causando um certo desconforto.
Agulhas de uso semipermanente - Com aparência de uma pequena tachinha e uma ponta que ultrapassa 1,3 milímetro, após sua aplicação deve-se cobri-la com um pequeno pedaço de fita microporo, para evitar que caia. O paciente deve permanecer com as agulhas pelo prazo máximo de sete dias e cuidar para que não haja contaminação.
Ponto esfera - Constituído por uma pequena esfera de metal, este ponto deve ser aplicado da mesma forma que a agulha semipermanente, e os resultados obtidos sãos os mesmos. A diferença é que o ponto esfera pressiona, em vez de furar, e normalmente se usa em crianças com idade até 12 anos e em adultos com orelhas sensíveis.
Ponto semente - É uma pequena semente de mostarda, usada da mesma forma que o ponto esfera.
Estímulos elétricos.
Laser
Agulhas intradémicas ou akabane.

Lúcia Helena M Z Alvares
Acupunturista

Nenhum comentário:

Postar um comentário