terça-feira, 24 de março de 2009

INSÔNIA NA MEDICINA CHINESA


INSÔNIA

A insônia é o distúrbio mais comum do sono, é a dificuldade de pegar no sono ou de permanecer dormindo, ou ainda o sono inquieto, perturbado e de má qualidade.
O sono é vital para restabelecer o Yin; não apenas um descanso, uma parada nas atividades. O sono é o ingresso ao mundo Yin, ao mundo dos sentimentos, da intuição.
O desequilíbrio entre o Yin e o Yang gera a insônia. No mundo moderno é importante o desenvolvimento da mente racional e há uma pressão para se manter as atividades estressantes e incessantes. Isso cria um enorme desequilíbrio entre o Yin e o Yang. Ocorre uma elevação do aspecto Yang e uma diminuição do aspecto Yin. O mundo do dia invade o mundo da noite.
Na medicina tradicional chinesa, a insônia está relacionada com o distúrbio do Espírito(shen). Se o coração for saudável e o sangue abundante, a mente é devidamente enraizada e o sono será profundo. Se o sangue for deficiente ou agitado por fatores patogênicos a mente não é enraizada e o sono será alterado. O sono depende do curso do estado da mente.
Os fatores que podem desencadear a insônia são: esforço excessivo; preocupação; excesso de trabalho; raiva; alimentação irregular; ansiedade; tensão nervosa; depressão; medos e terror noturno. O desconforto, a aflição, a dor, podem dificultar o sono.
O estilo de vida interfere no sono como: atividades estimulantes à noite, permanência longa em computadores durante à noite, estudos prolongados noturnos.
A acupuntura equilibra as forças Yin e Yang, acalma a mente e o coração; move corretamente a energia e sana as deficiências e assim a pessoa recupera o equilíbrio energético e seu sono é reparador e tranquilo.

LÚCIA HELENA M Z ALVARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário