quarta-feira, 18 de março de 2009

Medicina Chinesa


A "Energia Vital" ou "Qi"


As Terapias Orientais atuam, principalmente, na parte energética do corpo, descrita como Qi em Chinês. O Qi é um conceito fundamental na Medicina Tradicional Chinesa e é considerado nossa "essência de vida", que mantém e norteia nosso corpo físico, mente e espírito.
A acupuntura atua no fluxo de energia ou "Qi" que circula ao longo de nosso corpo em canais específicos ou meridianos.

O Qi está em todo lugar. Sendo o corpo humano um campo de contínua movimentação de energia, que circula entre as células, os tecidos, os músculos e os órgãos internos, mantém a homeostase energética entre:
· Wei Qi: energia de defesa, proveniente da união da Energia Celeste com a terrestre e responsável por toda defesa e resistência contra as energias perversas (fatores de adoecimento); circula fora e dentro dos Canais de Energia Principais dependendo do horário.
· Rong Qi (Yong Qi): energia nutritiva, proveniente da essência dos alimentos e responsável por toda a nutrição energética das estruturas do corpo; circula nos Canais de Energia.
· Zhong Qi: formação semelhante ao Wei Qi, é responsável pela dinâmica cardiorespiratória e pela respiração celular.
P/S: (Extraído do livro: Acupuntura Tradicional – A Arte de Inserir, Introdução LVII.)
O fluxo de Qi pode ser perturbado ou por um trauma externo, como um ferimento, por exemplo, ou uma mudança climática ou, ainda, um trauma interno, como a depressão ou o estresse. É quando sintomas como dor ou desconforto começam a ocorrer e passamos a experimentar um estado de "adoecimento".
A acupuntura é usada para acessar a distribuição de Qi que permeia o corpo e tentar corrigir qualquer desequilíbrio verificado.
Através dos órgãos e meridianos, a energia circula constantemente. Normalmente, todo o processo se auto-regula, podendo, porém, ocorrerem desequilíbrios neste fluxo, gerando áreas ou órgãos com carência de Qi, ou "vazio" (xu), e áreas ou órgãos com acúmulo ou bloqueio de Qi, ou plenitude (shi).
"O Qi gera o corpo humano assim como a água se transforma em gelo. Conforme a água se congela gerando o gelo, assim o Qi se condensa para formar o corpo humano. Quando o gelo derrete, ele se transforma em água. Quando uma pessoa morre, se transforma em espírito (shen) novamente. Chama-se espírito, assim como o gelo derretido passa a ser chamado de água". (Wang Chong, AD 27-97)

A acupuntura tem como função estimular pontos ou regiões, tonificando-os, sedando-os, regulando-os, purificando-os, esfriando-os, e calorificando-os, para desta forma manter o equilíbrio entre Yin e Yang.
Embora o Ocidente e o Oriente possuam diferentes pontos de vista em termos de saúde e estilo de vida, a medicina de ambos pode e deve ser utilizada em conjunto, atuando de forma complementar e não exclusiva.
Existem registros de que, na China, há no mínimo 2.000 anos atrás, já existia a preocupação em definir as causas dos estados de adoecimento e de se pesquisar como a alimentação e o tipo de vida do ser humano pode afetar sua saúde.

SITE http://www.acupunture.org/
Lúcia Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário