quinta-feira, 19 de março de 2009

Teoria dos 5 Elementos


A teoria chinesa dos elementos


Uma visão da civilização chinesa, através da observação da natureza, os chineses perceberam que os fenômenos seguem ritmos, ciclos e leis imutáveis ao longo dos anos. As descobertas têm sido aplicadas em todas as áreas das atividades humanas desde 500 a.C.
Os antigos chineses dividiram os objetos e fenômenos entre cinco elementos, estabeleceram relações entre o homem e o ambiente, a influencia das emoções sobre o corpo, a importância dos sabores, etc.
A MTC afirma que a madeira, o fogo, a terra, o metal e a água são os materiais básicos que constituem o mundo material. Existe uma interdependência e um controle recíproco, interação, exagero e neutralização entre eles. Sua aplicação na MTC consiste em classificar em categorias diferentes os fenômenos naturais, além dos tecidos e órgãos do corpo humano e as emoções humanas, bem como interpretar a relação entre a fisiologia e a patologia dos órgãos e tecidos zang-fu a importantes fatores ambientais e naturais. Estes fatores são classificados em cinco categorias com base nos cinco elementos. São empregadas similaridades e alegoria para explicar os intrincados elos entre fisiologia e patologia, bem como a relação entre o homem e o ambiente natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário