terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


TPM: Acupuntura trata tormento cíclico da mulher moderna


Cada vez mais presente no mercado de trabalho e com fundamental contribuição no orçamento doméstico, a mulher tem uma carga muito grande de atribuições, tanto profissional quanto no lar e junto à família.
Até o século XIX, as mulheres menstruavam pela primeira vez por volta dos 17 anos. Tinham, em média, seis filhos. A cada concepção amamentavam por dois anos, conseqüentemente não menstruando neste período. Passavam, portanto, 17 anos entre gravidez e amamentação e com uma expectativa de vida de 45 anos.
Hoje, as mulheres estão finalmente encontrando um lugar definido na sociedade. São ativas, empreendedoras e mudaram sua forma de pensar e agir, o que trouxe também os maus hábitos da vida moderna, como o cigarro, o álcool e a vida sedentária.
Mas, entre tantas mudanças, uma transformou sensivelmente a fisiologia do corpo da mulher. O início do seu ciclo menstrual está se antecipando de geração para geração. Hoje, menstruam por volta dos 12 anos, cinco a menos do que no século XIX e tem uma expectativa de vida de 75 anos. Em síntese, menstruam nada menos que 25 anos a mais que a mulher do passado.
Com uma média de dois filhos e amamentando pouco, o período de atividade hormonal dessa nova mulher aumentou. Com fácil acesso à informação e controle da gravidez, ela "ganhou" também um tempo muito mais longo para sofrer com doenças que, embora não sejam decorrentes da menstruação em si, estão diretamente ligadas aos ovários e seus hormônios, como é o caso da TPM.
Existem vários estudos sobre o assunto e muitas teorias, mas suas causas são desconhecidas. Sabe-se, no entanto, que os seus sintomas podem estar relacionados às alterações bioquímicas dos hormônios sexuais, aos hábitos alimentares e ao estresse.
De acordo com os especialistas, existem quatro os tipos de TPM. A do tipo A, cujas características principais estão ligadas à ansiedade e suas conseqüências, a do Tipo B, que apresenta sintomas de compulsão alimentar, principalmente por doces e chocolates, Tipo C com depressão nos quinze dias que antecedem a vinda da menstruação e a do Tipo H, que apresenta dor e inchaço nos seios, dores de cabeça, gazes, dores nas pernas e distúrbio do sistema nervoso central.

A TPM e a acupuntura
Os antigos sábios da cultura milenar chinesa formularam a teoria de harmonia do universo e o equilíbrio entre a natureza e o homem. É a teoria de Yin e Yang, onde sempre há um equilíbrio de forças naturais complementares: dia e noite, sol e lua, água e fogo, calor e frio, tensão e relaxamento, homem mulher.
O princípio básico da Acupuntura é a exploração das energias vitais do corpo que circulam nos meridianos e estes afloram na superfície da pele que são os milhares de pontos: locais que concentram mais energias e onde podemos modificar o estado energético do meridiano ou do órgão em questão.
A acupunturista Luci Tsuda, vice-diretora da EOMA, explica que a acupuntura promove o equilíbrio energético em todo o corpo e ajuda a melhorar todos os sintomas indesejáveis da TPM. "Essa síndrome que incomoda tanto, pois são alterações constantes no sistema hormonal feminino, pode realmente ser minimizada com a acupuntura e os pontos trabalhados são vários, depende da avaliação energética que é feita em cada caso", enfatiza Luci.
"Quando chegam até nós, as mulheres que sofrem com a TPM já tentaram muitos tratamentos, elas vem portanto buscar a acupuntura como último recurso, e ficam surpresas com os resultados" explica.
O ideal, de acordo com os especialistas em medicina oriental, é que se faça um tratamento preventivo. No início é necessário que a paciente passe por sessões semanais e conforme forem melhorando os sintomas, haja um intervalo maior.

Você sabia?
- A TPM serve como atenuante em casos de crimes cometidos por mulheres nesse período? Já ocorreram casos de penas que foram abrandadas, quando houve a comprovação de que a acusada não estava no domínio de seus atos, devido ocorrência dos sintomas
Para algumas mulheres esses distúrbios tanto físicos como psicológicos, faz com que muitas vezes acabem agindo de forma descontrolada, influenciadas por essas disfunções.
- A TPM incide desde a adolescência até o climatério de 30 a 40% das mulheres, mas não ataca órgãos específicos e nem é detectável por exames laboratoriais ou check ups.
- É considerado modelo "típico" de doença psicossomática

Para viver melhor com a TPM
• Você pode notar que não consegue achar a roupa certa "nesses dias". Tudo parece inadequado. Até você receber os benefícios do tratamento, procure não usar roupas apertadas. O contato com a roupa que parece um número menor irá irrita-la o dia todo, você terá a sensação que começou a ganhar peso.
• Lembre-se que o ganho de peso pode ser só água e não gordura. Aproveite para pesar-se e saber quanto de líquido você retém nesse período.
• É importante que se faça uma dieta rica em proteínas e fibras, pobre em açúcar e sal. Nesses dias, o que se ingere faz muita diferença.
• É necessário saber com exatidão os dias do ciclo em que as alterações aparecem, para evitar alimentos que só irão aumentar o seu mal estar.
FONTE: CETN

Nenhum comentário:

Postar um comentário