terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


A acupuntura ajuda na luta contra o fumo

O tabagismo é um dos piores vilões de muitas doenças no mundo moderno. A cada dia, mais pessoas tem tomado consciência da importância de não fumar ou de para de fumar. Não é tarefa fácil, mas o campo da saúde vem buscando várias ferramentas auxiliares para ajudar o fumante nessa difícil missão, a de parar de fumar.

O que pouca gente sabe é que a Medicina Tradicional Chinesa, através da acupuntura e da fitoterapia, é uma das formas mais interessantes de apoio ao indivíduo que decide parar de fumar.

A acupuntura sistêmica (com as agulhas finíssimas nos pontos pelo corpo todo), a auricular (estimulando os pontos reflexos na orelha) e a fitoterapia (utilização de ervas fitoterápicas especiais), três ferramentas que atuam juntas com o objetivo de acalmar o paciente na fase mais complicada do tratamento, que é a abstinência. Também diminuem os efeitos da falta de nicotina e por fim, tonificam o pulmão, diminuindo os efeitos prejudiciais do fumo e restabelecendo a saúde desse órgão. As sessões são feitas normalmente uma ou duas vezes por semana e o número de sessões varia de acordo com o momento em que se encontra o paciente, sua resistência física, idade e o grau de dependência de cada um.

É fundamental que o paciente queira parar de fumar e esteja munido de toda a sua força de vontade, pois qualquer tratamento anti-tabagismo trabalha como um auxiliar à essa decisão, à força de vontade e a iniciativa.

Algumas conseqüências do tabagismo: O tabagismo é responsável por cerca de três milhões de mortes evitáveis por ano no mundo ocidental, aumenta em dez vezes o risco de câncer nos pulmões e o risco de câncer na boca, garganta, esôfago, pâncreas, rins, bexiga e colo do útero, aumentam em quatro vezes o risco de fraturas no quadril, vértebras e punho, aumenta em três vezes a incidência de AVC e úlcera péptica, aumenta em duas vezes o risco de catarata, causa envelhecimento precoce da pele. O tabagismo aumenta em três vezes o risco de doenças coronarianas. A fumaça do cigarro contém mais de 4.500 substâncias químicas e pelo menos 40 delas são conhecidamente cancerígenas.

O risco de morte por doença cardíaca é aproximadamente 30% maior em pessoas expostas à fumaça do cigarro no meio ambiente e em casa. Nenhum tipo de cigarro é seguro, mesmo os de baixos teores e a expectativa de vida média são reduzidos em sete anos no grande fumante (cerca de 20 cigarros por dia / um maço), sem levar em conta a perda de qualidade de vida por tempo prolongado antes da morte.

A acupuntura também pode estar associada ao método cognitivo comportamental, junto com remédios nicotínicos (adesivo, goma e pastilhas) ou aos remédios não nicotínicos (bupropiona).

Nenhum comentário:

Postar um comentário