terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


Como combater a depressão após o infarto?

Hábito alimentar saudável e atividade física é a recomendação da Medicina Tradicional Chinesa para combater depressão após infarto.

Pessoas que tiveram infarto ou alguma doença cardíaca tendem a ter depressão. O que a MTC recomenda para a pessoa levar uma vida saudável, se achando ainda inteira, um ser integral, pronto para a vida?

Resposta: O infarto do miocárdio é consequência do acúmulo de energia yang do fígado no organismo e provoca alterações levando a um quadro patológico muito perigoso conhecido com síndrome de Yang Ming e isso provoca acidentes cardiovasculares.

Segundo a MTC, o aumento do yang e do estresse levam à liberação de catecolaminas (adrenalina) no organismo para enfrentar desafios e atingir objetivos - precisamos de estresse para sobreviver.

O excesso de estresse gerado pelo aumento de pressões externas, causam distúrbios energéticos que podem levar a acidentes vasculares (Síndrome de Yang Ming.

Estudos indicam que 45% dos pacientes que tiveram um quadro de infarto ou apresentaram algum tipo de patologia cardíaca, faziam uso de medicação antidepressiva. Mas a medicina chinesa descreve também um estado de depressão que vem logo após o episodio cardíaco. Isso acontece devido à falta de energia vital logo após o infarto.

Para isso a medicina tradicional chinesa recomenda disciplina nos habitos de vida

- Deve-se evitar hábitos como fumar e alimentar-se de comidas muito gordurosas, alimentação de qualidade e regrada, nas horas certas

- Prática de atividades físicas como caminhada para circular o Ch'i ou energia, diminuem bastante a possibilidade do aparecimento de doenças cardiacas.

UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário