quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cromopuntura
Tratamento para elevar o nível de atenção e concentração escolar utilizando cores nos pontos de acupuntura
A organização cognitiva constitui base fundamental para o processo de aprendizagem. Ela é constituída no período da infância, passa pelo período de alfabetização e prolonga-se durante toda a vida. Vários fatores contribuem para a configuração do modo como a criança constrói sua maneira de ser. A personalidade, as características afetivas e emocionais, a forma de se comunicar e a maneira de entender o mundo em que vive, são fatores que se desenvolvem inicialmente em casa e são amadurecidos na escola, onde o universo familiar se amplia e novos desafios são incorporados.
O distúrbio de atenção e concentração, além de comprometer a aprendizagem, pode estender-se para comportamento de hiperatividade; estes são fenômenos intimamente relacionados que contribuem para o surgimento de dificuldades em outras funções cognitivas como a linguagem, cálculo, capacidade de reconhecimento e planejamento.
Na visão da medicina chinesa, o distúrbio de atenção e concentração está relacionado com a deficiência energética do Baço já que este é a "residência" do intelecto. O Qi Pós-Natal e o Sangue são a base fisiológica para o intelecto. Assim, se o Baço estiver forte, então o pensamento estará claro, a memória boa e a capacidade de estudar e gerar idéias também será boa. Por outro lado, se o Baço estiver debilitado, o intelecto estará entorpecido, o pensamento lento, a memória será prejudicada e a capacidade de estudar, concentrar e memorizar estarão deficientes. Porém podemos dizer que no processo da aprendizagem o Baço não está sozinho: o Intelecto do Baço, o Shen do Coração e a Força de Vontade do Rim, formam a tríade do pensamento, lembrança e memorização.
O Baço influencia a capacidade de pensar no sentido do estudo, porém o pensar demais no sentido da preocupação, ficar remoendo o passado, ou estudar demais, pode consumir demasiadamente a energia do órgão. O Coração é responsável pela memorização dos fatos ocorridos no passado, abriga a Mente (Shen) e influencia nossa capacidade de pensar claramente e enfrentar as adversidades. O Rim nutre o cérebro e influencia a memória recente.
A CROMOPUNTURA ou COLORPUNTURA é uma terapia holística, que consiste em aplicar luzes coloridas em determinados pontos de acupuntura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário