quinta-feira, 9 de abril de 2009

Acupuntura trata cefaléias e enxaqueca infantil


Os vários tipos de cefaléias e enxaquecas infantis, muitas vezes associados aos sintomas de outras doenças e distúrbios físicos e psicológicos, são verdadeiros desafios para se conseguir um diagnóstico preciso logo na primeira consulta médica. Identificar a enxaqueca na vida de uma criança encurta o caminho para conseguir um controle e até mesmo, em uma visão otimista, a cura desta doença que pode desencadear problemas no aprendizado e convívio social.
As agulhas têm a função de estimular a produção e liberação de substâncias que atuam no Sistema Nervoso Central. Com efeito antiinflamatório e relaxante muscular, a eficácia da acupuntura é em torno de 80%, sendo por isso um tratamento adequado para as enxaquecas e cefaléias em geral. Freqüentemente os relatos dos pacientes confirmam que a ocorrência de crises diminui muito ou até desaparece por um longo período do tempo.
As técnicas de acupuntura para tratamento da enxaqueca, ou outras doenças, incluem a auriculoterapia com sementes para aquelas crianças que têm grande temor de agulha, ou como tratamento inicial até que se consiga conquistar a criança para inserir as agulhas, flexíveis e com a ponta romba, muito diferente da agulha de injeção que é mais grossa, inflexível e com a ponta cortada em bisel. Em crianças pequenas, as agulhas são inseridas, manipuladas e imediatamente retiradas. Já nas que têm mais idade, podem permanecer por mais tempo. Com paciência, e uma boa técnica de inserção, a acupuntura é viável em crianças. Outras alternativas são: a acupuntura com laser, a fitoacupuntura e a cromopuntura.

Lúcia Helena M Z Alvares
Acupunturista

Nenhum comentário:

Postar um comentário