quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Acupuntura na Odontologia


As dores crânio-faciais são altamente prevalentes na população em geral. A face é composta predominantemente pelo aparelho mastigatório e as doenças dos órgãos dentários, dos maxilares, dos músculos da mastigação e das articulações temporomandibulares (ATM) são causas freqüentes de dor facial e de cefaléias secundárias.
As dores odontológicas compõem predominantemente o grupo de síndromes álgicas com a denominação de Dor Orofacial. Este grupo engloba dores provenientes dos dentes, boca e dos maxilares; sendo que estas dores têm diferentes origens teciduais e podem ser de origem somática, neuropática e de anormalidades na área da saúde mental. Além disso, a face possui estruturas como os dentes e seus anexos.
As Disfunções temporomandibulares, conhecidas como Disfunção da articulação temporomandibular (ATM), são anormalidades e a dor é proveniente do sistema mastigatório. Na verdade, o nome DTM é genérico e se refere a vários grupos de dores músculo-esqueléticas relacionadas à atividade mandibular.
A acupuntura é um ótimo auxílio no estabelecimento do diagnóstico correto, pois ajuda na eliminação de dores, determinando uma terapêutica adequada para cada caso.
A acupuntura, através do seu mecanismo de analgesia, colabora para a diminuição do consumo de medicamentos (analgésicos e antinflamatórios). Também auxília no alívio imediato da dor pós-operatória em cirurgias odontológicas como de terceiros molares.

Lúcia Helena M Z Alvares
Acupunturista

Nenhum comentário:

Postar um comentário