quinta-feira, 9 de abril de 2009

ACNE NA MEDICINA CHINESA


ACNE



A acne é uma patologia da glândula sebácea que acomete algumas regiões da face, pescoço, tórax parte superior do tórax. Manifesta-se como pápulas, pústulas e hipersecreção sebácea.
O aparecimento da acne relaciona-se com os hormônios do tipo andrógenos (testosterona, cortisol) e melhora geralmente com os hormônios femininos tipo estrógeno, por isso, o início de aparecimento da acne ocorre na puberdade, podendo se prolongar pela adolescência.
Na Medicina Chinesa, o tempo de aparecimento é nas meninas por volta dos 13 anos e nos meninos por volta dos 15 anos. O período de aparecimento vai até 21 a 25 anos. O hormônio masculino tem o Jing Shen (Essência dos Rins) e o feminino, tem o Gan Qi (Energia do fígado). Um desequilíbrio entre os hormônio pode desencadear a acne. Os fatores emocionais, principalmente as emoções reprimidas, como raiva, revolta, tensão, dificuldades nos relacionamentos interpessoais e intrapessoais podem causar a plenitude de Fígado e afetar o Baço/Pâncreas e o Pulmão perturbando as funções energéticas destes. Uma alimentação desregrada pode piorar o quadro. A plenitude do Fígado enfraquece o Baço/Pâncreas, promove o aparecimento de Umidade em nível patológico. Ocorre um aumento de calor na parte superior do corpo. O calor do canal de energia do Estômago é o fator da acne na face e no tórax.
Então a acne aparece por causa da desarmonia das funções energéticas de subida do puro e de descida do turvo do Baço/Pâncreas e do Estômago.
As acnes que se localizam na mandíbula, e próximas ao pescoço são denominadas acnes hormonais e são originadas das desarmonias energéticas Fígado e Vesícula Biliar; as localizadas no mento são das desarmonias dos Rins e as periorais estão relacionadas ao Yang do Fígado.
A acupuntura trata a acne regularizando a energia dos órgãos afetos, restaura o equilíbrio entre eles. Assim trata a causa (desarmonia) e não a conseqüência.
Os tratamentos podem ser realizados por meio de eletroacupuntura (agulha e estímulo elétrico); laser, fitoacupuntura ( sementes nos pontos de acupuntura); stiper e outros. Além da acupuntura sistêmica utilizamos emplastos e tônicos para a limpeza da pela e desinflamação das pústulas e pápulas.
Uma das queixas dos pacientes são as cicatrizes deixadas pela acne. Estas também podem ser tratadas por eletroacupuntura (acupunturista estético) e ácido (dermatologista).



Lúcia Helena M. Z Alvares
Enfermeira - Acupunturista

Nenhum comentário:

Postar um comentário