terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Os campeões em prejudicar nossa saúde

1º LUGAR: O CAMPEÃO dos campeões em prejudicar nossa saúde é o RANCOR, a TRISTEZA e a AMARGURA…”alimentos” que muita gente coloca para dentro de sua alma e que afetam diretamente a saúde física, predispondo à depressão, ao câncer e ao prejuízo do sistema imunológico. Este é o pior dos piores.
Dica:
- pratique GENTILEZAS e SORRISOS.
- tenha uma atitude positiva com relação à vida


- não fale mal das pessoas. De ninguém!
- procure sempre opinar com palavras positivas e reconfortantes.
- fuja de pessoas reclamonas, negativas e “deprês”.
- não queira mal a ninguém e abençoe seu inimigo, reze por ele!
- viva o dia de hoje com a intensidade de quem está curtindo seu último dia aqui nesta vida.


2º LUGAR: ALIMENTOS REFINADOS.
Especificamente o açúcar refinado e a farinha de trigo refinada usada para confeccionar pães, bolos e massas. O “refino” da planta faz com que ela seja submetida a procedimentos industriais, dentre eles “ataques com ácidos” que, por sua vez, retiram toda fibra, minerais e vitaminas deixando só o carboidrato. Este “pó refinado” não estraga porque quase não tem nutrientes. Esses carboidratos são absorvidos rapidamente, injetando grande quantidade de glicose em nosso corpo e cérebro, eletrificando o organismo e acelerando o metabolismo. Moral da história: recebemos uma “enxurrada de prazer”. E quem não gosta de sentir prazer? O problema é que esse prazer vicia, vai embora rapidinho e deixa nosso cérebro a pedir mais e mais. RESULTADO: obesidade e diabetes.
Já temos 17 milhões de obesos no Brasil (300 milhões no mundo) candidatos fortes ao câncer, às doenças cardiovasculares, às osteoartrites, à apnéia do sono, às depressões, além do estigma social. E tudo começou com um pedaço de pão branco.
Dica: Que tal introduzir, aos poucos, os pães e massas integrais na sua alimentação? E, o que acham de excluir o açúcar refinado da sua vida? Experimente o mel, o açúcar mascavo em pequena quantidade ou o adoçante à base de estévia.


3º. LUGAR: REFRIGERANTES DIET/ZERO.
Além de possuírem todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, contêm ciclamato, sacarina ou aspartame em sua composição. A ciência comprova que o excesso de sacarina e ciclamato nos predispõe ao câncer. O aspartame, por sua vez, está relacionado a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade e compulsão alimentar. E o açúcar pode provocar depressão, tonturas, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, cãibras musculares e problemas reprodutivos.
Dica: Cautela, muita cautela ao consumir esses ingredientes.


4º. LUGAR: REFRIGERANTE. Uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos . Os sulfitos devem ser ingeridos com muita precaução por pessoas com doença alérgica ou com asma. Os corantes artificiais causam alergias, câncer e problema de atençãoem crianças. Então vamos lá: os refrigerantes engordam, nos fornecem nutrientes com mínima função nutricional (só calorias), podem sensibilizar para alergias, elevar o índice de hiperatividade e os transtornos de déficit de atenção em crianças e ainda causar câncer.
Dica: Com todos esses prejuízos, ingerir refrigerante para quê?


5º LUGAR: CACHORRO-QUENTE.
O maior problema do cachorro-quente não está apenas na farinha branca do pão ou no excesso de maionese. O perigo maior está na salsicha, carne processada que, para ficar com aquela cor vermelha linda e durar bastante, tem acrescida em sua composição substâncias chamadas NITRITOS e NITRATOS, que são cancerígenas.
Dica: Queridos amigos, vamos reduzir não só a salsicha, mas também a mortadela, salame e os presuntos. Uma dica boa é que, se não conseguir resistir ao salaminho, basta regá-lo com suco de limão, que quebra a ação dos nitritos e nitratos. O mesmo para as demais carnes processadas: comê-las junto com suco de frutas cítricas (azedinhas).


6º. LUGAR: BACON.
Seu consumo exagerado aumenta em 42% o risco de doenças cardíacas e em 19% o de diabetes. Outro estudo (Universidade de Columbia) descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês (cerca de 500 gramas) pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.
Dica: Vamos diminuir?


7º LUGAR: BATATAS FRITAS!
São fritas por imersão em óleo e em temperaturas muito altas. Este processo de fritura faz com que sejam liberados radicais livres que, dentro do nosso organismo, nos predispõe à instalação das doenças crônico degenerativas (problemas cardíacos, diabetes, artrite, hipertensão, etc.) e ao câncer. Além disso (que já não é pouco), quando usamos “batatas verdes” estamos ingerindo solaninas – anti-nutrientes que também nos predispõem ao câncer.
Dica: Deixem as batatas fritas de lado e também as batatas esverdeadas. No mais, este tubérculo é sensacional como fonte de energia, minerais (ferro, cálcio, potássio), vitaminas (A e C). Basta comê-la como purês, suflês, pão, nhoque, sauté e até assada.


8º LUGAR: PIZZA!
Sabe por quê? São feitas com farinha branca que, depois de absorvidas pelo organismo, transformam-se em açúcar puro, causando aumento de peso e dos triglicérides e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Para piorar ainda mais a situação, vêm cheinhas de queijos e, algumas vezes, de bacon e linguiça. Mais gordura visceral se formando… Mais chance de subir nosso colesterol e de termos doenças cardiovasculares e câncer.
Dica: Pizza só de vezem quando. Uma vez por mês está ótimo (mas só dois pedaços, hein!). Você também deve fugir dos rodízios.


9º LUGAR: SALGADINHOS.
Tanto os tipos “chips” como os fritos (coxinha, kibe, etc.). Os primeiros por terem muito sódio e elevarem o índice glicêmico, os últimos pelo excesso de gordura.
Dica: reduzir, reduzir, reduzir!


10º. LUGAR: SORVETE.
Alimento com altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.
Dica: Troque o sorvete por frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário