É a antocianina, um potente antioxidante, que confere a coloração vermelha ao hibisco. Estudos mostram que a quantidade desse antioxidante encontrado nas flores de hibisco é equivalente a quantidade encontrada em uvas e vinhos tintos.
Além de antocianina no hibisco encontramos ainda acido málico (antioxidante), vitamina C e mucilagens.
Hibisco e saúde do coração
As antocianinas diminuem o risco de doenças cardiovasculares, pois reduzem a oxidação do LDL- colesterol.
Estudos mostram que as taxas de triglicérides, colesterol total e LDL colesterol eram menores no grupo que usava o extrato de hibisco se comparado aos que não usavam.
Estudos mostram também que o consumo do chá de hibisco auxilia na redução da pressão arterial.
O chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino e combate a retenção de líquido.
No chá temos enzimas e mucilagens (um tipo de fibra) que facilitam a digestão e diminuem a absorção de carboidratos e gorduras.
O excesso de radicais livres também está relacionado ao envelhecimento precoce. Quando há um desequilíbrio entre a quantidade de radicais livres produzidos pelo corpo e a defesa antioxidante pode haver o envelhecimento precoce, com o surgimento de rugas e manchas de pele.
O hibisco, por ser fonte dos antioxidantes antocianina e vitamina C, ajuda e frear o processo de envelhecimento.Pode ser consumido na forma de chá.É comercializado chá solúvel em farmácias de produtos naturais.
*Gestantes e mulheres que estejam amamentando não devem fazer uso sem orientação médica.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário