terça-feira, 12 de abril de 2011

Óleos essenciais

A Aromaterapia é a forma de tratamento que utiliza óleos essenciais. O termo Aromaterapia foi empregado originalmente pelo químico francês Gattefossè, que estudava as propriedades medicinais dos óleos essenciais na década de 20.



Mas a história do uso desses óleos remonta aos antigos egípcios, que foram os primeiros a reconhecer a eficácia das plantas aromáticas. Eles descobriram métodos de extração dos óleos para aplica-los na culinária, em perfumes, pomadas, cataplasmas e também no embalsamamento dos mortos.

Cada óleo essencial tem uma propriedade teerapeutica específica, e sua eficácia foi provada pelo uso através dos tempos. Assim, sua aplicação passou dos antigos egípcios para os gregos, para os árabes, atravessou a China, a Índia e chegou à Europa.

Ao óleos essenciais são obtidos a partir de flores, folhas, cascas, raízes ou frutos, por vários métodos de extração. O método empregado varia de acordo com o tipo de planta e aparte a ser usada.
“ Os óleos essenciais são a “ alma” da planta. Apesar do nome, poucos possuem alguma substância oleosa.São substâncias orgânicas extremamente complexas. São voláteis e altamente potentes. As essências das plantas, no sentido fisiológico do termo, são mais certamente verdadeiras ess~encias vitais, elaboradas pelas células secretoras das plantas que gravaram a energia fotoeletromagnetica do sol e as converteram, em energia bioquímica sob a fórmula de moléculas aromáticas altamente diversificadas”.
Dr. Francômme.

Somente os óleos essenciais de Lavanda e Melaleuca ( Tea Tree ) podem ser aplicados puros sobre a pele, nos seguintes casos :Picadas de insetos, calos, espinhas, pequenos cortes, pequenas queimaduras, pequenas micoses e micoses de unha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário