sexta-feira, 8 de abril de 2011

O óleo essencial de alecrim

Segundo algumas pesquisas a inalação com óleo essencial de alecrim é indicada para o combate da depressão e a ansiedade por ter ação relaxante. A pesquisa de Zeng e colaboradores (2001) demonstraram que o carnosol, rosmanol e epirorosmanol presentes no alecrim inibem a oxidação dos lipídeos da membrana celular e do LDL. Esses resultados indicam que o consumo dessa planta pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares.


O óleo essencial de alecrim também tem uma ação antiviral potente. Segundo estudos o óleo essencial de alecrim pode contribuir para o controle do vírus do herpes simples que é responsável por uma grande variedade de doenças que pode levar à morte.

O alecrim também pode ser consumido de várias formas não somente como infusões ou óleos. Segue abaixo algumas dicas para inclui-lo diariamente em sua alimentação.

O alecrim fresco, misturado às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico à massa, além de deixar o pão digestivo e energético. Ele também pode ser adicionado às manteigas e patês.

Você também pode fazer em casa uma conserva de alecrim para saladas: Em vidro esterilizado, coloque um galho de alecrim fresco, manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta da Jamaica. Coloque ¼ de vinagre de maçã, água filtrada e sal. Deixe macerar durante 8 dias. A conserva deve ser usada como tempero junto com azeite.

O vinho de alecrim também é uma opção simples: coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, de preferência deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro a gosto.Tome antes do jantar. É usado para a digestão, memória e tônico geral.

Apesar dos diversos benefícios do alecrim, seu consumo não deve ser exagerado, pois o uso excessivo pode causar gastroenterites e nefrites. O consumo de alecrim não é indicado para gestantes e indivíduos que apresentam quadro de eplepsia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário