quinta-feira, 24 de março de 2011

De modo geral, compulsão é falta de controle. No caso da obesidade, descontrole no ato de comer. Pode ser por razões emocionais ou fisiológicas. É quando acabamos com uma caixa de bombom, querendo comer nossos problemas. “Comemos” nossa ansiedade, tensão, tristeza, medos e até mesmo alegrias.


MANDAMENTOS DO AUTOCONTROLE

1. Descobrir o que desencadeia sua compulsão.
2. Não ter outra atividade enquanto come.
3. Respeitar horário.
4. Anotar o que come.
5. Levantar da mesa imediatamente após comer.
6. Não “limpar o prato”.
7. Comer sempre no mesmo lugar.
8. Levar seu prato pronto para a mesa.
9. Manter os alimentos “perigosos” fora do alcance.
10. Deixar a vista apenas os alimentos permitidos.

Até você se acostumar com os novos hábitos alimentares, estará em luta entre diária entre o sim e o não; entre o cérebro e o estômago; entre o desejo e a recusa. Resistir às guloseimas será difícil; é preciso muito esforço e treino.
Será inteligente fugir de situações onde as tentações serão grandes, fuja no início de aniversários de crianças, reuniões com jantares, “programas engordantes”. Caso não seja possível fugir das situações perigosas à sua dieta, tente seguir estas orientações:
1. Espere cinco minutos para comer algo fora da dieta; pode desistir ou então come-la, sabendo que você decidiu por comê-la.
2. Por vezes você come alimentos fora da dieta, porque a segue como um castigo. Tenha sempre alimentos permitidos perto de você.
3. Dificulte seu acesso aos alimentos proibidos. Se sirva, guarde a comida na cozinha e se sente para comer. Caso tenha a vontade de repetir, será mais difícil, pois terá de repetir toda a operação.
4. Conserve o otimismo. Não desista porque um dia comeu tudo errado; levante a cabeça e recomece. Aprenda com seu erro. Escreva numa folha o acontecido, coloque o motivo da fraqueza e tire suas conclusões.

Classifique seus problemas, enumerando-os de 1 a 10 em ordem de prioridade. Escolha dentro desta lista: ansiedade, irritação fácil, confusão, culpa, vergonha, medos, solidão, depressão, orgulho, desvalorização, problemas sexuais, problemas econômicos, problemas familiares, dor física, desilusão, mágoa, tristeza, condenação, frustração, insegurança e outros. Assim descobrirá a sua falta de controle frente aos alimentos. A acupuntura vai equilibrar sua energia, controlando assim a ansiedade, medos, iritação. Há vários métodos que podem ajudar o obeso,pode ser uma combinação de mais de um método; podemos usar a fitoacupuntura, auriculopuntura, acupuntura sistêmica com agulhas e eletroestimulação.Todos os métodos apresentam bons resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário